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Exercícios para aqueles que vivem com Crohn ou IBD

Um pouco de suor pode trazer grandes vantagens pessoas que com problemas gastrointestinais. Basta perguntar a Jenna Pettit.

Como caloura na faculdade, Jenna Pettit, 24 anos, estava se sentindo exausta e estressada por seu trabalho exigente.

Como instrutora de fitness, ela recorreu ao exercício para aliviar o estresse.

Não funcionou. Na verdade, as coisas pioraram.

Pettit começou a sentir sintomas de saúde preocupantes. Ela mal conseguia sair da cama, teve diarréia incontrolável, perdeu 20 quilos e passou uma semana no hospital.

Pettit, que mora em Corona, Califórnia, acabou recebendo um diagnóstico de doença de . Após o diagnóstico, ela teve que tirar um mês de folga de suas aulas de ginástica.

Uma vez que ela teve a chance de processar seu diagnóstico, ela sabia que tinha que voltar a malhar. Mas não foi fácil.

“Foi difícil voltar às minhas aulas, porque acabei de perder meu músculo”, diz ela. “Perdi essa resistência.”

Para Pettit e outros que vivem com condições gastrointestinais (GI) – como colite ulcerativa, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável (SII), gastroparesia ou refluxo gastroesofágico grave (DRGE) – o exercício regular pode ser um desafio.

Mas a pesquisa mostrou que ficar em forma leva a menos sintomas em pessoas com doença inflamatória intestinal (DII). DII é um termo abrangente que inclui vários distúrbios do trato GI, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Além disso, práticas restaurativas como ioga e pilates podem ajudar a reduzir o estresse. Gerenciar o estresse pode ser crucial para pessoas com essas condições.

Exercitar-se regularmente pode ser difícil para pessoas com doenças inflamatórias, especialmente quando há uma crise. David Padua, MD, PhD, gastroenterologista da UCLA e diretor do Laboratório de Pádua, que estuda doenças digestivas, diz que vê regularmente pacientes lutando para fazer por causa de seus sintomas.

“Com coisas como colite ulcerativa, doença de Crohn e doença inflamatória intestinal, a inflamação sistêmica pode causar muita fadiga”, diz Padua. “Também pode causar anemia, e você também pode ter sangramentos gastrointestinais com diferentes tipos de DII. Tudo isso pode contribuir para que alguém se sinta realmente esgotado e não consiga se exercitar.”

Mas nem todos os pacientes têm a mesma experiência. Enquanto alguns lutam com o exercício, outros jogam tênis, fazem jiujitsu e até correm maratonas, diz Shannon Chang, MD, gastroenterologista do Langone Medical Center da Universidade de Nova York. No final, a capacidade de uma pessoa se exercitar depende de sua saúde e da quantidade de inflamação que ela possui atualmente.

Embora alguém que vive com uma condição gastrointestinal possa achar difícil se exercitar regularmente, algumas pesquisas mostraram que há uma conexão entre níveis mais altos de atividade e menos sintomas, especialmente com a doença de Crohn.

Um estudo publicado na revista Doença inflamatória intestinal descobriram que o exercício está associado a uma diminuição do risco de crises futuras em pessoas com DII em remissão.

Esses resultados não são conclusivos, no entanto. “Há alguma sugestão de que se exercitar e permanecer fisicamente ativo com um grau moderado de atividade pode ajudar a manter a doença calma”, diz Chang. No entanto, os especialistas não têm certeza se isso ocorre porque as pessoas em remissão são capazes de se exercitar mais ou porque mais exercícios na verdade levam a menos sintomas.

No geral, os especialistas concordam que o exercício é uma coisa boa. “Os dados estão um pouco por toda parte, mas geralmente o que vimos é que uma quantidade moderada de exercício é realmente benéfica para alguém com doença inflamatória intestinal”, diz Padua.

Pettit agora trabalha como assistente de fonoaudiologia e também dá aulas de fitness PiYo e INSANITY. Ela diz que o exercício sempre a ajudou a controlar a doença de Crohn. Ela experimenta menos sintomas quando se exercita regularmente.

“Eu definitivamente diria que o exercício ajuda a me manter em remissão”, diz Pettit. “Mesmo antes de ser diagnosticado, sempre notei que meus sintomas eram menos graves quando eu estava malhando.”

A atividade física traz benefícios que vão além de manter as doenças gastrointestinais em remissão.

1. Destruidor de estresse anti-inflamatório

A maioria dos profissionais de saúde acredita que o estresse pode induzir crises em pessoas com condições como colite ulcerativa, doença de Crohn e DRGE.

Os médicos costumam ouvir que pessoas com doenças gastrointestinais inflamatórias têm crises durante períodos de estresse, diz Pádua. Por exemplo, eles podem experimentar um surto ao trocar de emprego, se mudar ou ter problemas de relacionamento.

“Como médicos, ouvimos essas histórias constantemente”, diz Padua. “Como cientistas, não entendemos bem qual é essa ligação. Mas eu realmente acredito que há uma ligação.”

Práticas restaurativas como ioga podem ajudar a melhorar a conexão mente-corpo e diminuir o estresse. Quando o estresse é reduzido, idealmente a inflamação também será.

De fato, um artigo publicado em BioMed Research International descobriram que o exercício moderado pode ajudar a fortalecer a resposta imune e melhorar a saúde psicológica em pessoas com DII. Também pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e reduzir os níveis de estresse.

2. Melhor saúde óssea

Outro benefício do exercício em pessoas com doenças gastrointestinais é a melhora da densidade óssea, diz Pádua.

As pessoas com certas doenças gastrointestinais nem sempre têm uma boa saúde óssea, uma vez que muitas vezes fazem uso prolongado de esteróides ou têm dificuldade em absorver vitamina D e cálcio.

O exercício aeróbico e o treinamento de força aumentam a resistência dos ossos, que precisam ficar mais fortes para compensar, explica Pádua. Isso melhora a densidade óssea.

Se você tem uma doença gastrointestinal e tem dificuldade em se exercitar, tente seguir estas etapas para voltar a uma rotina de exercícios segura e saudável.

1. Fale com seu médico

Se você não tiver certeza do que seu corpo pode suportar, converse com um profissional. “Sempre digo aos meus pacientes que, quando procuram atividade física – principalmente alguém que tem muitos problemas gastrointestinais – é sempre bom conversar com seu médico sobre o quanto eles são capazes de fazer”, diz Padua.

2. Encontre o equilíbrio certo

As pessoas tendem a ter uma mentalidade de tudo ou nada com exercícios e podem até se exercitar em um grau que pode ser perigoso, diz Pádua.

Por outro lado, você não quer se tratar com muita delicadeza. Embora você não queira exagerar, você não quer ser tão cuidadoso a ponto de ter medo de fazer qualquer coisa, observa Lindsay Lombardi, uma personal trainer na área da Filadélfia que trabalha com clientes com problemas gastrointestinais. “Você não precisa se tratar como uma boneca de vidro”, diz ela.

3. Com o treinamento de força, opte por exercícios baseados em circuito

Se você estiver interessado em musculação, Lombardi recomenda começar com circuitos. Essa forma de levantamento de peso pode manter a frequência cardíaca alta, mas não será tão intensa quanto algo como levantamento de peso.

Pettit recomenda que as pessoas tenham facilidade nesse tipo de exercício. Comece com algo de baixo impacto, como uma aula de treinamento de força com peso corporal, ela sugere.

4. Para intervalos, comece com trabalho de baixo a moderado impacto

Para que procuram melhorar sua saúde cardiovascular, Lombardi sugere começar com intervalos. Comece com intervalos de impacto baixo a moderado. Trabalhe seu caminho para cima se seu corpo pode tolerá-lo.

5. Incorpore o trabalho restaurador à sua rotina

A conexão mente-corpo desempenha um papel crucial na redução do estresse em pessoas com condições inflamatórias gastrointestinais, como doença de Crohn e colite ulcerativa.

“Eu diria que o tipo mais importante de exercício para a cura do intestino é a abordagem mais restauradora, como ioga e pilates – coisas que realmente dão a você mais essa conexão mente-corpo”, diz Lombardi. “Sem mencionar que existem tantos movimentos dentro daqueles que são especificamente bons para o seu trato digestivo.”

6. Ouça seu corpo

Lombardi recomenda que as pessoas experimentem uma variedade de exercícios diferentes para encontrar um que seja o mais adequado para elas. Experimente uma aula de spin, por exemplo. Se isso piorar seus sintomas, tente algo diferente, como barre. Ou, se você estiver praticando ioga e achar que é capaz de tolerá-lo, aumente seu nível de atividade e tente algo como power yoga ou pilates.

E na dúvida, mude sua rotina. Uma auto-proclamada entusiasta do fitness, Pettit nunca para de se exercitar quando seu Crohn se inflama. Em vez disso, ela modifica sua rotina. “Quando estou me sentindo cansada ou estou em uma crise ou minhas articulações doem, eu só tenho que modificar”, diz ela.

Acima de tudo, lembre-se de que não importa o tipo de exercício que você está fazendo, desde que permaneça ativo. Seja um trabalho com pesos ou uma rotina de ioga suave, Lombardi diz: “Manter o corpo em movimento é muito útil para muitos desses problemas intestinais”.


Jamie Friedlander é um escritor e editor freelancer apaixonado pela saúde. Seu trabalho apareceu no The Cut, Chicago Tribune, Racked, Business Insider e Success Magazine. Quando ela não está escrevendo, ela geralmente pode ser encontrada viajando, bebendo grandes quantidades de chá verde ou surfando no Etsy. Você pode ver mais amostras de seu trabalho nela local na rede Internet. Siga-a em Twitter.

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